sábado, 25 de maio de 2013

No dia 17 de Maio...

Foi eleito o Papa Libério, 39º papa, que sucedeu o Papa Júlio I
Foi celebrado o casamento da princesa Beatriz de Portugal com o rei João I de Castela
Se separaram Ana Bolena e Henrique VIII
Adolphe Sax patenteou o saxofone
Nasceram Enya e o Ayatollah Khomeini
Morreram Botticelli e Donna Summer
Se comemora o Dia internacional da Internet
Mas a única coisa que me interessa hoje é que é o DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA HOMOFOBIA.

“Não nascemos mulheres, tornamo-nos mulheres” – Simone de Beauvoir.
Reprodução
Para Simone de Beauvoir, a nossa identidade é fluida, instável e construída a partir de modelos que formam um conjunto performático. Então, a mesma ideia é valida para homens. Eu sempre prefiro acreditar em Simone de Beauvoir que em Marco Feliciano que diz que a palavra homossexual tem que ser banida do dicionário porque no mundo só nasce homem e mulher. É mais um motivo para que eu acredite que o preconceito nasce da ignorância, porque eu duvido que esse senhor saiba, por exemplo, a diferença entre orientação sexual, identidade de gênero e sexo biológico.

E não me espanta, porque, dia desses, tive que ler um e-mail de uma pessoa que passou a entender tudo de homossexualidade porque soube que nasceu uma criança com os dois sexos num hospital. Aí sim… quando se embrulha hermafroditas, homossexuais e transgêneros no mesmo pacote, aí é que está mesmo tudo bem esclarecido. É essa ignorância toda somada ao machismo que é a base da homotransfobia. Gays e lésbicas não deixam nem por um segundo de ser homens e mulheres. Quando eu não entendo de um assunto, eu não discorro sobre ele, e quando não sei uma coisa, eu pergunto ou estudo.
Eu ODEIO todas as ciências exatas e vejo pessoas que, nada, absolutamente nada sabem de sexualidade, discursando e versando com tanta propriedade que me vejo dando instruções para um engenheiro calculista, por exemplo. E não estou dizendo aqui que sei tudo, mesmo porque eu tenho a certeza de que ninguém sabe tudo, mas eu acredito que se existem 8 bilhões de pessoas no mundo, existem 8 bilhões de sexualidades e que cada um deveria cuidar da sua.
Reprodução
A homotransfobia tem muitos graus e começa quando um ser humano é resumido a uma sexualidade assim como o racismo começa quando um ser humano é resumido à cor da pele. A piadinha inocente é o alicerce do crime homotransfóbico. E a soma das piadinhas inocentes perpetua a homotransfobia. A piadinha é a forma leve de homofobia social.
“Negro, nasce negro, gay não nasce gay”. Mais uma pérola fundamentalista que com o seu manual na mão desafia a genética, a psiquiatria, a psicologia e o direito. E quando o manual não dá conta, recorrem a um tratado de genética do século passado negando toda a evolução da ciência. E desde quando fundamentalista nasce fundamentalista? Ser fundamentalista é opção, obviamente, e, em minha opinião, uma opção legitima.
E estão lá os fundamentalistas e letristas protegidos pela lei do preconceito no item preconceito religioso. Essa lei que em forma de PLC 122 visa proteger também LGBTTs. Mas, como eles são cidadãos de primeira classe, podem ser protegidos e isso não é considerado privilégio, só passa a ser privilégio no momento em que os cidadãos de segunda classe (LGBTTs) lutam para serem inclusos na lei. SE, e eu disse SE, ser homossexual ou TT fosse opção, o que já esta mais que provado que não é, mas SE fosse opção, porque não seria legítimo?
Reprodução
Gostaria de dizer para Marina da Rede que, antes de querer ser presidenta, ela deveria aprender a diferença de ação e reação, porque o preconceito religioso contra os letristas ao qual ela se referiu ontem não é uma ação, é uma reação à homofobia, e, se não houvesse a homofobia, eu duvido que tivesse um homossexual ou TT no mundo perdendo um segundo que fosse para fazer discurso seja ele a favor ou contra a religião de alguém. E que querer que uma maioria machista e homotransfóbica julgue uma minoria homossexual por plebiscito é o mesmo que colocar nazistas julgando judeus ou a Ku Klux Klan julgando os negros. Plebiscito em caso de minorias é a morte da democracia.
E cada vez que um fundamentalista abre a boca é para desrespeitar alguém. São incapazes de cuidar da própria vida, tanto que enquanto colocam a tarja de estuprador e pedófilo no gay, se esquecem que tem pastor sendo investigado pela PF por isso e MUITO mais. E faz parte das funções da minha luta rezar diariamente, porque eu rezo diariamente, para que a PF descubra cada crime, cada desmando. O preconceito contra o LGBTT é muito cruel. A criança ou o adolescente negro ou judeu tem uma casa para voltar. Nessa casa tem um pai e uma mãe e irmãos negros ou judeus que vão acarinhar e proteger.
A criança e o adolescente LGBTT voltam para um ambiente hostil, não tem mãe, pai ou irmão gay esperando. É dentro da própria casa que começam a ser discriminados, maltratados e muitas e muitas vezes torturados. E da casa passam a sofrer na escola e da escola na vida. E essa realidade é endossada pela piadinha inocente e pela “liberdade de expressão” fundamentalista. Ontem, numa das atividades da semana contra homofobia, na Marcha em Brasília, quando vi a colcha bordada pelas Mães pela Igualdade em parceria com o Famílias Fora do Armário, com o nome das 338 vítimas fatais da homofobia em 2012, dentre elas, Lucas Fortuna, que tinha a mesma idade e profissão do meu filho, chegando à marcha, sendo levada como troféu maior pelas mãos dos nossos meninos e meninas quase crianças, eu não consegui conter as lágrimas.
Reprodução
Lágrimas de tristeza, de desabafo, de cansaço, de impotência frente à crueldade, de um desejo profundo de poder fazer mais do que eu faço, para que acabe o sofrimento, a tortura e a morte de inocentes. E como já sei que vão dizer o que são 338 frente a 50 mil héteros, já explico que não morreram só 338 gays em 2012. Esses 338 LGBTTs foram assassinados por homofobia, CRIME DE ÓDIO, e se alguém disser ainda assim SÓ 338, vou complementar que NENHUM heterossexual morreu desta forma em 2012. Se me disserem que não são crianças, vou lembrar que Alexandre Ivo tinha 14 anos quando foi assassinado. Que, quando a filha de Angela Moysés foi apedrejada na rua, tinha isso ou pouco mais.
No Brasil, um homossexual é assassinado a cada 26 horas. Eles morrem e são violados e ainda são comparados a bandidos assassinos e drogados. Porque essa perseguição, meu Deus ? Nossa luta é insana, mas vamos vencer, porque o tempo não para e o tempo de cercear direitos, de espalhar ódio, mentiras, torturar e matar está acabando, eu tenho certeza. Eu dedico essa coluna e todos os dias da minha vida aqueles que lutam comigo lado a lado incansavelmente com as armas que temos, a justiça e a razão e sem ganhar absolutamente nada, nada mais que a satisfação de ver uma lei aprovada, uma travesti empregada, uma ação vencida, um menino expulso de casa com um teto sobre a cabeça, uma transexual com direito a nome e história sem precisar nascer de novo, um casal que conseguiu adotar os filhos, uma menina que conseguiu se formar, uma depressão curada, um suicídio a menos.
Eu dedico a toda militância LGBTT, mais um ano de passos dados, de alegrias e vitórias, mas também de lágrimas e injustiças. A todos que doam suas vidas na luta contra homofobia… PRIDE!!!
TODOS CONTRA A HOMOFOBIA, A LESBOFOBIA E A TRANSFOBIA, CARTAZES & TIRINHAS LGBT, NOTÍCIAS AÇÕES E CONQUISTAS LGBT, HISTÓRIAS E SEXUALIDADES, MÃES PELA IGUALDADE, FAMÍLIAS FORA DO ARMÁRIO, ELEIÇÕES HOJE, ATO ANTI-HOMOFOBIA, PEDRA NO SAPATO, GPH, REDE NACIONAL INDEPENDENTE PELA CIDADANIA LGBTT, NOSSOS TONS, FORA DO ARMÁRIO, IVONE PITA, LUÍS ARRUDA, MARCELO GERALD, OTÁVIO ZINI, WILL, MILTON ROCHA JUNIOR, JULIO MARINHO, PAULO IOTTI, GERMANO SANTOS, CLAUDEMIR GONÇALES, ANGELA MOYSÉS, LUIZA RIBEIRO HABIBE, GRAÇA CABRAL, GEORGINA MARTINS, MARCIO MARQUES, PRISCILA BASTOS, LUNNA BARRETO GOMES, SERGIO VIÚLA, PAULO ROBERTO CEQUINEL, LUIZ PARETO, BENJAMIN BEE E TODOS AQUELES QUE NÃO CABERIAM AQUI MAS QUE SE LEVANTAM TODOS OS DIAS PARA LUTAR CONTRA A HOMOTRANSFOBIA…OBRIGADO !!! MUITO OBRIGADO!!!

PS: Não vâo ser tolerados comentários homotransfóbicos neste espaço.
Artigo da Mãe Pela Igualdade Majú Giorgi publicado na sua coluna no site IGay.